top of page

O que é a cremação?



Cremação é o processo que incinera o corpo de uma pessoa ou um animal de estimação. É parte da história humana há milênios, estando presente em culturas e religiões antigas em todo o mundo.


No ocidente, por muito tempo foi preterida pelo sepultamento, mas nas últimas décadas vem sendo escolhida cada vez mais como opção ao enterro, seja por desejo do ente falecido, seja como uma forma de lembrar alguém querido ou seus animais de estimação através de cerimônias de espalhamento de cinzas ou mesmo na escolha de urnas especiais para cinzas, que ajudam a compor um ambiente de homenagem.


Atualmente a cremação é realizada por meio de equipamentos projetados exclusivamente para este fim, contribuindo com com a redução da necessidade de ampliação de espaço físico para implantação de novos cemitérios públicos.


A favor da cremação pode-se dizer ainda que é um processo ecológico e higiênico, que não polui o meio ambiente, ao contrário do sepultamento, que pode dispersar elementos químicos nocivos e agentes infecciosos, na água e na terra.


No caso da morte de um animal de estimação, o veterinário de sua confiança poderá orientar quanto aos locais de cremação de seu pet. Você também encontra alguns crematórios veterinários.


Razões para cremar animais de estimação

Se a morte tiver sido causada por doenças com altos índices de contaminação –como a esporotricose, toxoplasmose, raiva e leptospirose, entre outras –  a cremação é importante (obrigatória, em algumas cidades) para evitar que o problema continue a se disseminar, ao contaminar a terra onde seu animal de estimação é sepultado. Assim, você evita que outros animais, e até pessoas, sejam vítimas de doenças.


Outra questão a ser considerada é que os cemitérios humanos não permitem o sepultamento de animais, por motivos religiosos e por falta de espaço. Em razão disso, tornou-se comum que as pessoas enterrassem os pets nos jardins de casa, de um sítio ou fazenda, uma prática que não é considerada higiênica, podendo levar a contaminação do solo e da água e à transmissão de doenças.


Portanto, ao optar pela cremação, você estará fazendo uma homenagem ao seu animalzinho de estimação, o que certamente ajudará a vivenciar essa perda tão dolorosa, e também estará fazendo a coisa correta do ponto de vista sanitário.


Depois de decidir-se pela cremação, o ideal é contratar uma empresa especializada que possa cuidar de todos os detalhes da cerimônia, como a retirada do animal, em casa ou na clínica veterinária; o velório; a cremação e a colocação das cinzas de seu amiguinho em uma urna de sua escolha, clássica, ecológica ou personalizada. Os cemitérios particulares de animais, em geral, prestam estes serviços.


Caso o dono do animal não tenha interesse em contratar um serviço funerário, ele pode providenciar a cremação entrando em contato com a prefeitura de sua cidade, o Centro de Controle de Zoonoses, ou com uma clínica veterinária, que se encarregará de retirar o corpo e encaminhá-lo para a incineração.


Cuidados após a morte de seu pet

Caso você queira adquirir um novo animal de estimação, é preciso limpar e desinfetar muito bem o ambiente antes de trazê-lo, caso o óbito tenha sido causado por doença transmissível. Filhotes ainda não vacinados são especialmente vulneráveis.

Commenti


bottom of page