top of page

Apoio para lidar com o luto



Existem muitos grupos de apoio espalhados pelo Brasil e muitos também pela internet. Você pode descobrir alguns na lista abaixo e também no mapa que preparamos para encontrar o mais próximo:



Grupos de Apoio Online, blogs e redes sociais

Na internet existem diversas comunidades, sites e blogs que podem ajudar a quem está passando pelo luto a lidar coma perda, compartilhando informação, histórias e experiências e um ombro amigo. Nossa equipe selecionou alguns, que você confere a seguir:


Sobre Viver: Transformando dor em esperança

Blog pessoal de Maris Stella Schiavo Novaes - Historiadora, Especialista em Educação, Cultura e Memória e Terapeuta Holística - criado para compartilhar reflexões e aprendizados depois da morte de seus dois filhos: https://marestelaresblog.wordpress.com/


Plataforma de relatos anônimos para dar voz a mulheres e mães que passaram pelas mais diversas situações: perda gestacional e neonatal, depressão pós-parto, dificuldades durante a gravidez, sofrimento psíquico intenso, partos traumáticos, prematuridade extrema, gravidez de alto risco, processo de adoção, violência obstétrica, luto, entre outros.

Desabafos de mulheres que, desamparadas, não encontram ajuda ou apoio para falar sobre isso: https://temosquefalarsobreisso.wordpress.com/


Mães para sempre

Página no Facebook criada por Amanda Tinoco, com o intuito de “perpetuar a relação existente entre mãe e filho que não termina com a morte, pois no coração de uma mãe, o seu filho permanece mais vivo do que nunca! Além disso, é um fato que a mulher que gera uma vida, vindo ou não a dar à luz, torna-se uma mulher-mãe, e esse ‘novo nome’ assumido JAMAIS lhe será retirado, continuamos sendo MÃES Para Sempre“: https://www.facebook.com/maesparasempre/


SobreViver: Apoio à Perda Gestacional ou do Recém-Nascido

Página no Facebook do grupo de apoio de Campinas (SP) para famílias, profissionais e amigos que tenham perdido um bebê durante a gravidez ou um recém-nascido. Acolhimento para ajudar no processo de luto e superação: https://www.facebook.com/gruposobreviver


Do Luto à Luta: Apoio à Perda Gestacional e Neonatal

Comunidade no Facebook criada por um grupo de mulheres que vivenciou a perda gestacional ou neonatal e oferece apoio às pessoas que passaram por este tipo de perda: https://www.facebook.com/cuidadocomaperdagestacional/


Casulo - Associação Brasileira de Apoio ao Luto

É uma organização da sociedade civil, laica e sem fins lucrativos, criada para apoiar pessoas enlutadas e ajudá-las a reencontrar a dignidade e a alegria de viver. Sediada em São Paulo, a associação também presta serviços a grupos localizados em outras cidades brasileiras: http://www.grupocasulo.org/


Acalmando Corações

Grupo fechado no Facebook com mais de 2.400 membros, sobre o luto e a reconstrução da vida após a perda. Apenas as coordenadoras do grupo podem abrir postagens, mas os participantes podem deixar suas histórias, fotos e vídeos nos comentários, gerando interações e conversas: https://www.facebook.com/groups/acalmandocoracoes/


Silêncio da Luz

Espaço que fala sobre a perda gestacional ou neonatal, criado pela psicóloga Marcia Rodrigues (USP/Sands), à partir de sua experiência pessoal ao perder uma filha. A profissional também oferece palestras em hospitais, escolas técnicas e universidades para estudantes e profissionais da saúde: http://www.silenciodaluz.com.br/


Grupos de Apoio Presenciais

Centro Integrado de Assistência à Família Flamboyant (CIAFF)

O Grupo Flamboyant,  empresa funerária localizada em Campinas, SP, oferece eventos mensais que prometem dar apoio psicológico às famílias e à toda comunidade em processo de luto.

Trata-se de um cuidado especializado para auxiliar as pessoas a lidar com essa nova e dolorosa situação. São discutidas questões como: o que é o luto? Como lidar? Quanto tempo pode durar? Quais as reações mais comuns? Como minimizar o sofrimento?


Amigos Solidários na Dor do Luto

É uma organização carioca que fornece acompanhamento, ajuda, informação e apoio a qualquer pessoa que esteja enlutada, independente de como ou quando a morte ocorreu.

O serviço é fornecido por voluntários treinados e experientes, não necessariamente da área da saúde, sendo garantida a confidencialidade. Oferecem grupos de apoio e suporte no luto e também no luto antecipatório.


Apoio a Perdas Irreparáveis (API)

É uma rede - com unidades em várias cidades mineiras, em Vitória, ES, e em Nova York, EUA - que se propõe a dar apoio a pessoas enlutadas. É um espaço-tempo de partilha de vivências da dor da ausência e busca de meios para reparação desta contingência.

Não há restrição quanto à posição filosófica, política ou religiosa da pessoas enlutadas. O essencial para a participação das reuniões é a disponibilidade para se abrir diante de vivências comuns, nunca iguais, respeitando o direito de todos os presentes de também se manifestarem. A troca de experiências do cotidiano dessas pessoas, o expressar livremente seus sofrimentos e dores e, principalmente, o escutar esses depoimentos, traçam a linha mestra na busca de conforto, orientação e ajuda de uns aos outros.


Grupo Fraterno

O Grupo Fraterno Nossos Filhos, Nossos Amigos, Nossos Irmãos é um grupo de apoio, sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, SP, que tem como objetivo acolher e levar auxílio e conforto às famílias que perderam entes queridos, em especial filhos, promovendo sua reintegração ao convívio social, possibilitando que a vida volte a ter sentido.


SobreViver: Apoio à Perda Gestacional ou do Recém-Nascido

Grupo de apoio de Campinas (SP) para famílias, profissionais e amigos que tenham perdido um bebê durante a gravidez ou um recém-nascido. Acolhimento para ajudar no processo de luto e superação. No espaço acontecem reuniões frequentes para conversar sobre perdas, dores, incertezas, sentimentos, alegrias, medos, questionamentos. São encontros informais, isentos de julgamentos, onde todas encontram espaço para manifestar o luto e encontram encorajamento, força, abraços, risadas, para seguir em frente.


Do Luto à Luta: Apoio à Perda Gestacional e Neonatal

Grupo de mulheres que vivenciou a perda gestacional ou neonatal e oferece apoio às pessoas que passaram por este tipo de perda.


Casulo - Associação Brasileira de Apoio ao Luto

É uma organização da sociedade civil, laica e sem fins lucrativos, criada para apoiar pessoas enlutadas e ajudá-las a reencontrar a dignidade e a alegria de viver. Sediada em São Paulo, a associação também presta serviços a grupos localizados em outras cidades brasileiras.


Terapia para o Luto

Muitas vezes, para ajudar a lidar com luto, é necessário procurar ajuda profissional de agentes de saúde especializados. Os atendimentos podem ser pagos ou gratuitos, feitos de forma individual ou em grupo.


Prestar Cuidados (São Paulo, SP)

Presta atendimento em emergências e desastres. Oferece sessões de psicoterapia individual, familiar, para casal e grupos, com foco em grandes perdas e luto. Faz atendimento em hospitais e à domicílio, e também dá assistência especializada para pessoas em final de vida e seus parentes.


Vita Alere (São Paulo, SP)

Grupo de psicólogos especialistas que trabalham com a prevenção do suicídio e com o processo de luto. Seu trabalho visa minimizar o sofrimento das pessoas e oferecer suporte psicológico e psiquiátrico em situações de comportamento suicida e luto por suicídio.


Valentina Sarmento (Americana, SP)

Atendimento psicoterápico focado em formação e rompimento de vínculos: luto e grandes perdas.


Quatro Estações (São Paulo, SP)

Grupo de profissionais de Psicologia que criou uma proposta de atuação em serviços para perdas e luto, a partir da experiência junto a pessoas que passam ou passaram por situações de luto em sua vida pessoal ou profissional.

Saiba mais em http://www.4estacoes.com/


Vida de Clara Luz (Itapevi, SP)

A psicóloga Bel Cesar pratica a psicoterapia sob a perspectiva do Budismo Tibetano desde 1990. Dedica-se ao tratamento do estresse traumático com o método de S.E.® – Somatic Experiencing (Experiência Somática), técnica especialmente empregada no tratamento de transtorno de estresse pós-traumático, quadros de ansiedade, depressão e síndrome do pânico.

Desde 1991, dedica-se ao acompanhamento daqueles que enfrentam a morte. Saiba mais em www.vidadeclaraluz.com.br/


GALDF (Brasília e outras cidades do Distrito federal)

Karina da Rocha é psicóloga especialista em perdas e luto. O papel da Terapia de Perdas e Luto é “dar apoio às mudanças que temos dificuldade de enfrentar sozinhos, pois enquanto não ressignificarmos nossa maneira de lidar com essa nova situação, enquanto estivermos à deriva, perdidos, desolados, confusos, revoltados, nada flui em nossas vidas”.

Saiba mais em www.galdf.com.br


Luspe (Caxias do Sul, RS)

Como clínica psicológica que conta com profissionais de formação específica para intervenção em circunstâncias de luto e perdas. A linha de abordagem tem raiz Psicanalítica-Bowlbyana e Sistêmica. Fundamentam as intervenções na Teoria de Formação e Rompimento de Vínculos Afetivos.

Mais informações em http://luspe.com.br/


CEFI (Porto Alegre, RS)

O CEFI, Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, inclui o Núcleo de Estudos e Atendimento ao Luto, que buscar promover ações preventivas e terapêuticas de enfrentamento e superação do luto, realizar estudos, capacitar e difundir conhecimentos relacionados a perda de vínculos. Por isso ele é destinado tanto a pessoas em situação de luto individual e familiar, para tratamento, quanto a profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Educação, a fim de se capacitarem.


Instituto Entrelaços (Rio de Janeiro, RJ)

Tem como objetivo prover assistência, cuidado e educação continuada relacionada aos diversos tipos de perdas e de crise. Oferece atendimento clínico, assessoria para empresas e escolas, além de treinamento de profissionais ligados às questões do luto.


Centro Maiêitica (São Paulo, SP)

O Centro Maiêutica se coloca como uma referência no atendimento clínico especializado para adultos, crianças e famílias em situações de luto e outras perdas importantes. Também oferece atendimento institucional, por meio de treinamento, palestras e assessorias de apoio aos segmentos de cemitérios, funerárias, crematórios e instituições que lidam com situações de perdas.

Saiba mais no site: http://www.centromaieutica.com.br


Instituto Ciclo (Fortaleza, CE)

Presta atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias nas suas mais diversas necessidades de apoio psicológico, e em especial, nos momentos de luto.


Se você souber de algum grupo de apoio, terapeuta ou link que não esteja nesta lista, envie para nós: contato@urnasdeangeli.com.br

Comentários


bottom of page